Como é feito o vidro
Primeiramente, antes de te falar como é feito o vidro, é interessante saber sobre a história do vidro.
Então, se você quer conhecer um pouco da história de como começou a fabricação do vidro, é necessário que você conheça a história do seu surgimento.
A origem do vidro é incerta. Contudo, ele foi descoberto como objeto de pessoas em necrópoles egípcias de pelo menos mais de 4 mil anos de existência.
Assim, os historiadores e pesquisadores, acreditam que a fabricação do vidro passou por um aperfeiçoamento na época dos romanos.
Eles naquela época já dominavam os processos de lapidação, pintura, gravura, moldagem, coloração.
Já em Veneza, a cidade se tornou referência na fabricação de vidros. Ocorreu uma grande expansão por lá, e isso fez com que as pessoas de Veneza, se tornassem referência por suas habilidades em trabalhar com o vidro.
Devido a isso, há relatos de que os Venezianos eram tão experientes em relação ao vidro que esse material foi proibido de ser exportado.
As fábricas de vidro se concentravam em uma ilha com o nome de Murano.
Alguns conseguiram fugir da ilha, e fugiram para a Alemanha. E lá começaram a fazer o processo de vidro que se espalhou por toda a Europa e mundo! Se hoje temos vidro em nossas casas, um dos responsáveis são os venezianos fugitivos.
Outros países também contribuíram para a expansão do vidro, como por exemplo a França e a Inglaterra. A revolução industrial contribuiu para o que temos atualmente.
Hoje no Brasil existem centenas ou milhares de vidraçaria. Inclusive, há uma vidraçaria em Contagem que comercializa vidros de qualidade e com ótimas avaliações.
Índice do Conteúdo
Como é feito o vidro?
Em suma, se tem uma coisa que é fácil encontrar na casa de todo mundo é o vidro. Ele pode ser feito de qualquer forma e está em tudo o que pensamos. Desde a janela dos carros, lâmpadas, copos, janelas, portas, para-brisa dos carros e etc…
O vidro é feito da mesma matéria prima desde os últimos 2 mil anos. Atualmente, com o aprimoramento da tecnologia, isso mudou, aliás, melhorou. O que levou a uma aceleração nos processos, permitindo assim, que a diversidade de uso aumentasse muito.
Mas, você sabe qual é a composição do Vidro? Vamos lá! É a seguinte: 72% de Areia, 11% de calcário, 2% de alumina, 11% de calcário e 14% de carbonato de sódio, a barrilha, além de 1% de descorantes e corantes.
Quando estas misturas de matérias primas são levadas para o forno, elas se fundem com o efeito produzido pelo calor e se transformam no que conhecemos como vidro. Depois disso o vidro vai a máquinas de conformação.
Essas máquinas são usadas para levar o vidro a ser usado de acordo com o que se pretende. Após isso, a peça é levada a ser recozida, para assim, esfriar lentamente. Esse processo é fundamental para deixar o vidro duro e durável, para se ter segurança no uso do dia a dia.
Curiosidade sobre o vidro
Vamos te apresentar algumas curiosidades sobre como é feito o vidro.
O vidro é classificado em um estado pelos cientistas e físicos como sendo considerado o “Sólido Amorfo” ou seja, sem forma. Ele é um estado híbrido entre o sólido e o líquido, um meio termo entre os dois estados.
Esse estado onde se encontra o vidro quase foi chamado de vítreo. Isso é um pouco controverso para nossa mente. Principalmente porque ela parece sólida, mas toda a sua estrutura molecular é de um líquido, com uma dureza, porém cristalina.
Como funciona a reciclagem do vidro?
Em suma, você sabia que uma das principais vantagens do vidro é que ele é belo, tem segurança e que pode ser reciclado? Sim, o vidro é feito de um material que pode ser 100% reciclado. Usado na fabricação de novos vidros mantendo sua essência e qualidade.
Logo no momento que o vidro passa pelo processo de reciclagem, ele se separa por cores e tipos. O vidro comum que conhecemos se funde quando atinge uma temperatura de 1000ºC. Contudo, quando se fabrica o vidro, a sua temperatura de fusão é próxima de 1600ºC.
Então, a temperatura se eleva a esse ponto, fazendo com que haja economia de água e ajuda na durabilidade das fornalhas. Além de ajudar o meio ambiente reduzindo a extração. Depois que ele retorna às vidraçarias para ser reciclado, ele passa por um processo.
Nesse momento, ele é triturado, seus casos são misturados com alguns ingredientes, assim como no processo de fabricação, e são eles:
- Areia;
- Barrilha;
- Calcário;
- Descolorante ou Colorante;
- Alumina;
- Sódio.