Inscrições para o Fies 2023/1 terminam nesta sexta-feira
Esta sexta-feira, 10, será o último dia para inscrições no programa de Financiamento Estudantil do Governo Federal (Fies). Ao total, essa edição do programa oferece 67.301 vagas em 1.389 instituições de ensino superior privadas para financiamentos integrais e parciais para cursos de graduação.
Na edição 2022/2, o número de inscritos chegou a 70 mil para apenas 30 mil vagas. A expectativa é que sejam ainda mais este ano. Além da alta concorrência, uma inscrição válida não é sinônimo de aprovação.
Afinal, os bancos estão cada vez mais rígidos com suas análises de crédito, tanto que no Fies de 2018, apenas 800 dos 133.104 mil inscritos receberam contratos de financiamento.
Desde 2018, o programa foi atualizado e passou a trabalhar com três diferentes modalidades. Veja quais são e como funcionam:
Índice do Conteúdo
Modalidade Fies I
- Financiamentos integrais.
- Juros Zero.
- Para estudantes do Brasil inteiro.
- Renda familiar per capita de até três salários-mínimos.
Modalidade Fies II
- Financiamentos parciais.
- Taxas de juros podem variar conforme o banco.
- Renda familiar per capita de até cinco salários-mínimos.
- Estudantes das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste.
Modalidade Fies III
- Financiamentos parciais.
- Taxas de juros podem variar conforme o banco.
- Renda familiar per capita de até cinco salários-mínimos.
- Para estudantes do Brasil inteiro.
Lembrando que o Fies é o programa federal de financiamento estudantil, isso quer dizer que, ao longo da graduação, o estudante não pagará nada da mensalidade ou apenas uma parte. Porém, ao fim do curso, deverá devolver o valor financiado, podendo ter acréscimo de juros.
Também, desde sua última atualização, não há mais período de carência. Isso quer dizer que os pagamentos iniciam imediatamente após a conclusão.
Se você tem alguma dúvida sobre inscrição do Fies, requisitos, estudos, concomitância com outros auxílios financeiros e afins, baixe o e-book gratuito GUIA COMPLETO FIES 2023.
Os resultados do Fies saem na próxima terça-feira, dia 14, e aqueles não aprovados ficarão na Lista de Espera e poderão ser chamados até o dia 18 de maio. Até lá, uma boa pedida para se adiantar na resolução de estudar em 2023 é começar a pesquisar alternativas, como crédito estudantil e outras formas de financiamento.